Teotihuacan foi um centro urbano localizado na Bacia do México , 48 quilômetros a nordeste da atual Cidade do México, e que hoje é conhecida como o local de muitas das pirâmides mais arquitetonicamente significativas construídas na América pré-colombiana. Além dos edifícios piramidais, Teotihuacan também é antropologicamente significativa por seus complexos residenciais multi-familiares, pela Avenida dos Mortos e por seus vibrantes murais que foram excepcionalmente bem preservados. Além disso, Teotihuacan exportou um chamado estilo de cerâmica e ferramentas de obsidianas finas que conquistaram grande prestígio e utilização generalizada em toda a Mesoamérica.
Acredita-se que cidade tenha sido estabelecida em torno de 100 a.C., sendo que os principais monumentos foram construídos continuamente até cerca de 250 d.C. A cidade pode ter durado até algum momento entre os séculos VII e VIII, mas seus principais monumentos foram saqueados e sistematicamente queimados por volta de 550 d.C. No seu apogeu, talvez na primeira metade do primeiro milênio d.C., a cidade Teotihuacan foi a maior cidade da América pré-colombiana, com uma população de mais de 125 mil pessoas,tornando-se, no mínimo, a sexta maior cidade do mundo naquela época. Teotihuacan começou como um novo centro religioso nas terras altas mexicanas em torno do primeiro século d.C. Esta cidade passou a ser o maior e mais populoso centro no Novo Mundo e era ainda o lar de complexos de moradias o construídas para acomodar esta grande população.
A cidade e o sítio arqueológico estão localizados no que hoje é o município de San Juan Teotihuacán, no estado do México , a cerca de 40 quilômetros a nordeste da Cidade do México. O local abrange uma área total de 83 quilômetros quadrados e foi designado como Patrimônio mundial pela UNESCO em 1987. As ruínas da cidade são o sítio arqueológico mais visitado do México.
Vá preparado para subir os 248 degraus da pirâmide do sol. Vale muito a pena. Lá de cima se tem a visão da Avenida dos Mortos e da Pirâmide da Lua.
Fiz a visita no horário da manhã que é mais vazio e fui por conta própria. Fui de metrô até o terminal Autobuses del Norte e lá peguei um ônibus que em ,mais ou menos 1 hora, chegou ao sítio arqueológico. Depois fui de ônibus á Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe. O ônibus passa no portão 2.
Nenhum comentário:
Postar um comentário