Há apenas uma hora de barco do Puerto Madero em Buenos Aires, está a lindíssima Colônia del Sacramento, no Uruguai, que foi fundada em janeiro de 1680 pelo português Manoel Lobo. Em agosto do mesmo ano, a cidade foi tomada pelos espanhóis. Esta foi a primeira de sete trocas do poder, em que os portugueses e espanhóis se alternavam no comando da cidade, até que em 1778, finalmente, ela passou a se tornar da Espanha em definitivo.
Em 1995, a cidade de Colonia del Sacramento recebeu o título de Patrimônio Cultural e Natural Mundial pela UNESCO. Quem visita a cidade tem a impressão de que ela parou no tempo, pois as ruas de pedra e os casarões ainda preservam o aspecto original. A maioria das casas tem portas e janelas fechadas e não dá para saber se alguém mora ali ou se elas ficam o tempo todo assim trancadas.
É um passeio que vale muito a pena e, pra mim, foi o melhor em toda minha viagem entre Buenos Aires e Uruguai.
Fomos de barco pela empresa Buquebus. A passagem não é das mais baratas, saiu o equivalente a 200 reais ida e volta por pessoa, mas vale a pena. A viagem é muito tranquila e o barco é muito confortável.
Chegando à Colônia você dá uma pequena caminhada e já chega ao portão que leva às rua históricas. Lá você tem a opção de alugar bicicletas ou um carrinho de golfe que cabe até cinco pessoas para conhecer toda a cidade. Eu fui a pé mesmo.
Buenos Aires ficando pra trás
Interior do barco
Aproveitando a viagem. Pra quem gosta tem até FreeShop.
Antiga estação de trem
Portão de entrada
Farol
Atrás vista do rio da Plata
Rua histórica
Rua dos Suspiros
Segundo histórias, a Rua dos Suspiros tem esse nome porque havia ali um prostíbulo e à noite podia se ouvir os suspiros de longe.
Igreja
Restaurante Viejo Barrio
Comida deliciosa e ao ar livre. O preço é um pouco salgado, mas vale a pena!
Antiga linha de trem
Conclusão: indo a Buenos Aires, Montevidéu ou Punta del Leste, não deixe de conhecer a Colônia del Sacramento. Um passeio pra quem gosta de história, de tranquilidade e de boa comida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário