Translate

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

MÉXICO: Curiosidades e costumes

 Em minha visita ao México vi muitas coisas e muitos costumes bem diferentes da cultura brasileira. 
Vou enumerar aqui algumas curiosidades sobre esse país enorme e lindo. Algumas delas pesquisei em vários sites e blogs pois quis viajar sabendo bastante sobre tudo o que iria conhecer, e outras, eu mesma pude vivenciar e sentir, desde o povo alegre e prestativo, até a impressão ruim que tive da comida mexicana. 
Bem vamos lá...espero que gostem...bjs

1- O nome oficial do México é Estados Unidos Mexicanos.

2- A área metropolitana da Cidade do México é uma das maiores do mundo, com mais de 20 milhões de habitantes.

3- A Cidade do México afunda cerca de 20 cm por ano.

4- Além do espanhol,língua oficial do México, são faladas mais de 60 línguas indígenas.

5- Os estados norte americanos  Califórnia, Arizona, Texas e Novo México fizeram parte do México até 1848.

6- No méxico o dia das crianças é comemorado em 30 de abril.

7- O chocolate é originário do México e da América Central.


8- O santuário de Nossa Senhora de Guadalupe é o segundo santuário católico mais visitado do mundo, ficando atrás apenas da Basílica de São Pedro no Vaticano.

9- O Castelo de Chapultepec, na Cidade do México, é o único castelo no continente americano.


10- O México é o maior produtor de prata do mundo.

11- Em 2 de novembro os mexicanos comemoram o dia dos mortos. Bem diferente dos brasileiros ,nesse dia eles fazem verdadeiras festas com flores e caveiras feitas de açúcar.


12- No  México gorjeta se chama propina e é pedida desde restaurantes a banheiros de aeroportos.

13- Nos hotéis e outros lugares ao pedir um copo de água você irá se surpreender com um copinho em formato de cone feito de papel.


14- No México, em todas as cidades que visitei, tem uma loja OXXO em cada esquina.


15- Em praças e restaurantes existem grupos que tocam música típica mexicana em troca de propina. São chamados de Mariachis.



16- No México existem mais de 2 mil sítios arqueológicos registrados, entre eles o  Sítio Arqueológico de Chichén-Itzá, eleito uma das 7 maravilhas do mundo moderno.

17- A barraquinha de refresco do Chaves existe kkkk bem como centenas de barracas vendendo de tudo, desde comida e frutas descascadas cobertas com canela a coisas usadas.






18- Nos "super" e lojas de conveniência você pode comprar arroz doce industrializado em potinhos parecido com os de iogurte.Achei estranho mas delicioso kkkk



19- Existe um grupo em várias partes do México que dão um show em troca de "una propina". São " Los Voladores".
Funciona assim:
Toca-se uma música em um tambor e uma pequena flauta que é tocada pelo “caporal”. O "caporal" é um homem que fica sentado na ponta superior de um tronco (de 20 a 30 metros de altura) tocando estes instrumentos e dando pequenos saltos ao ritmo da música, e os “voladores”, que são quatro ( cada um representando os pontos cardeais: Norte, Sul, Leste e Oeste) começam a girar em volta do tronco, fazendo isto em queda livre, de cabeça para baixo, apenas segurados por uma corda. Quando os “voladores” se encontram a uma altura próxima do solo, giram o seu corpo, posicionando-o de forma normal. Estes dançarinos são treinados desde os 10 anos de idade.
Cada sinal que o “caporal” faz, é um tipo de acrobacia e em cada uma delas, cada “volador” pula em queda livre, girando 13 vezes cada um deles, que multiplicado pelos quatro “voladores” dá um resultado de 52. Este número é o símbolo do ciclo de 52 anos do calendário Maia.


 


É um país MARAVILHOSO!!!!!
Me apaixonei!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário